Uncategorized

ITAOBIM/MG PROMOVE AÇÕES NO DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

Itaobim comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo‏

POPULAÇÃO REALIZA CAMINHADA NO DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, o município de Itaobim, por meio do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD) e as secretarias municipais de saúde, educação, assistência social, esporte, cultura, lazer, turismo e o departamento de comunicação, em parceria com a Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, realizaram no dia 29 de agosto, uma série de atividades, como caminhadas, palestras, exposições de vídeos e atividades físicas, com o objetivo de promover a conscientização sobre os malefícios do fumo, visando estimular os usuários de tabaco a abandonarem o vício.
Para mobilizar a população, os profissionais vêm realizando, desde o dia 06 de agosto, reuniões com diversos segmentos da sociedade, para que cada profissional pudessem replicar as informações dentro de cada instituição. Os mobilizadores também produziram faixas, cartazes e músicas parodiadas que circularam pelas ruas da cidade e pela internet.

POPULAÇÃO PARTICIPA DE ATIVIDADES FÍSICAS

A psicóloga do CAPS AD de Itaobim, Franciolla Ornelas, frisou que é de suma importância a realização desse tipo de evento no município, para que se busque reduzir o vício na cidade e para estimular hábitos mais saudáveis. A psicóloga lembra ainda que o vício do cigarro prejudica o fumante pois cria dependência química, física e psicológica, mas que mesmos pessoas que não fumam podem ser prejudicadas caso estejam próximas de fumantes, porque inalam as substâncias contidas no cigarro, que são prejudiciais. “O nosso Município tem investido em ações cuidando do público através de vários serviços, ofertando conscientização, prevenção e tratamento, e os trabalhos segue com os grupos de convivência e outros que temos incentivado”, disse.

Malefício do vício

O cigarro vicia porque o principal componente, que é a nicotina, faz com que o cérebro libere dopamina, hormônio que dá uma sensação agradável. O organismo do fumante passa a pedir doses maiores de nicotina para que a sensação se repita e a pessoa sente necessidade de fumar cada vez mais.
De acordo com os dados da Organização Não Governamental Aliança do Controle do Tabagismo (ACT), 82% dos casos de câncer de pulmão no país são causados pelo fumo. Outros problemas de saúde também são provocados pelo cigarro: 83% dos casos de câncer de laringe estão relacionados ao tabagismo, 13% dos casos de câncer do colo do útero e 17% dos casos de leucemia mieloide.
FONTE: GRS PEDRA AZUL
Para o Topo
error: Content is protected !!