Uncategorized

ELEIÇÕES 2012: JOVEM ESTUDANTE ANALISA A SITUAÇÃO POLÍTICA DE ALMENARA/MG

Discursos antigos tentam enganar o povo, mais uma vez

ELEIÇÕES 2012, VOTE CONSCIENTE



“Peço que todos os almenarenses leiam, principalmente os jovens”

Estamos nos aproximando de mais uma eleição, nesse momento temos em nossas portas aqueles que ficaram anos sem dar às caras e agora querem usar nossos votos para sumirem por mais quatro anos. Vejamos bem em que iremos votar e relembremos dos velhos conhecidos da política almenarense:

Carlos Novaes e Candidato Peca

Algemado e preso em praça pública pela Polícia Federal, Carlos Novaes foi o protagonista do maior escândalo político da nossa cidade. Noticiado em rede nacional, manchou o nome de nossa cidade enquanto prefeito. Tempos depois perdeu seu cargo sendo o prefeito cassado da história do município.
Recordemos que Peca era o vice naquele mandato e conta com o apoio de Carlos nesse pleito. Na propaganda da coligação ‘Do povo para o povo’ o Dr. Carlos separa os dois candidatos, realmente uma figura muito importante e de histórico moral invejável no ramo político local.

Manoel Francisco e a Candidata Cira

Aqui temos uma figura não muito conhecida em nossa cidade, Cira ficou conhecida realmente após ser divulgada nas vésperas de uma eleição, tendo seu nome proferido pelas ruas da cidade em carros de som, na tentativa feita pela Justiça de esclarecer o porque do senhor Manoel Francisco ainda aparecer nas urnas no domingo de votação. Coube a Justiça defender a democracia e informar ao povo que o candidato era outro porque o até então candidato não poderia mais ser votado. Foi aquela história da secretaria que se tornou candidata em última hora, lembram? Mais ou menos como fez o Lula, colocou a secretaria para tomar seu lugar, acontece que com a Dilma deu certo, já por aqui… Acredito que se existe uma ‘Dilma’ no Baixo Jequitinhonha ela está na cidade ao lado e não em Almenara!
Recordemos também das cicatrizes Manoelistas, da voz gritando A ÁGUA É NOSSA e o povo inocente ficando inadimplente com a Copasa, ô tristeza! Consideremos a recente punição da Justiça Federal ao Dr. Manoel pelos crimes de utilização indevida de recursos públicos e falta de prestação de contas do município durante seu mandato.

É esse o apoio da candidata Cira?

Será que alguém se lembra do povo que trabalhou e não recebeu seus salários?

Será que alguém vai ficar sem pagar o povo de novo?

Até quando? Até a copa ou até as Olimpíadas?

Quer ver o funcionalismo público passando fome? O comércio da nossa cidade quebrar?

E ainda dizem que a disputa é entre Carlos Novaes e Manoel Francisco. Tenham dó, né?! Com currículos desses não merecem ser eleitos nem como Miss Almenara.

Candidata Fabiany Ferraz e a coligação ‘A diferença se faz com trabalho’

Que trabalho? Única e necessária pergunta: Que trabalho? Almenara está estagnada, sem traços de trabalho, de obras, sem gestão participativa, olha a propaganda enganosa viu?! Não houve no atual mandato obras relevantes, quem dirá gestão participativa. Gestão marcada pela ineficiência do Executivo Municipal, esconderam a competência e esqueceram onde foi.
Agora num perfil surpresa do Facebook aparece o abraço no povo, nunca abraçou nem as causas do nosso povo, porque agora vem abraçar o próprio povo? Resposta dada: Voto!
Agora também a moda oficial é usar roupa de onça em todas as ocasiões, acredito que já passou da hora de tratar a política dessa maneira, não somos bicho nem votamos em bicho. Somos gente que vota em gente e é assim que devemos ser tratados, como gente! Gente que trabalha e constrói nossa cidade! Chega de onça, tatu, piau, o IBAMA que os cuide, somos humanos e merecemos o devido respeito, respeito às eleições, aos cidadãos e na maneira como somos tratados.
Enquanto acadêmico de graduação da UFVJM participei ativamente do processo de expansão da Universidade e não admito que seja utilizada a nossa conquista para campanha eleitoral. O mérito não cabe à  atual gestão em Almenara. Recordem quem foi às ruas, buscou apoio e gritou o anseio da Educação para Almenara.
Assinar a chegada da Universidade é muito fácil, é mole, é lindo, não passa de mera obrigação do gestor municipal. Vai dizer também que o Samu é conquista de prefeitura de Almenara? Então porque várias cidades da nossa região também foram beneficiadas, será que foi a atual gestão que conseguiu para as outras cidades também? Descaso total! Nossa saúde está doente e a educação analfabeta, reitero, analfabeta e com fome! Cadê a merenda? Me lembrei do velho ditado: Mais fácil que roubar doce da boca de criança!
Essas coligações que citei trazem em suas raízes os últimos 12 anos à frente da Prefeitura Municipal de Almenara, você quer mudar ou vai deixar completar 16? É você quem decide! Diminua da sua idade 12 ou 16 anos e veja se vale a pena arriscar.
Agora, um recado aos contratados: se um político exige de vocês que votem nele é porque ele não merece ser votado. Primeiro porque não foi competente o bastante para mostrar na prática sua eficiência estando à frente da máquina pública e segundo porque quem impõe ameaças para conquistar votos não tem caráter para representar o povo lutador da nossa terra. Em terceiro, se você se sujeita ao voto para manter seu emprego será igual aos famosos corruptos de Brasília, se venderá por um benefício particular e isso é atrasar nossa cidade.

Por favor, não façam isso, pensem bem em quem votar!

Nós jovens, se votarmos por influência dos nossos pais em candidatos que sabemos que não merecem nossos votos faremos também como os políticos corruptos que apoiam seus colegas criminosos, seremos iguais a eles.
Votaremos por um interesse particular e não por nossa consciência. Não devemos nunca votar por um benefício que talvez receberemos em troca.
Completo a fala, se nossos pais decidissem por nós não teríamos título de eleitor, o voto do nosso pai valeria por dois e essa não é a nossa realidade, temos nossa opinião!
Não podemos deixar o coronelismo tomar conta de Almenara mais uma vez. Esses alienadores com seus miseráveis currais eleitorais!
Assumamos o papel da Juventude, essa idade de sonhos, da vontade de transformar o mundo e que deve primeiro transformar a nossa realidade. Precisamos viver um sentimento de progresso em Almenara, anos de ouro para nossa cidade!
Abrir mão da corja que se arrasta na prefeitura, dos mesmos vereadores inertes no legislativo, do secretário expulso e agora candidato, dos mesmos beneficiados que apoiam campanhas medíocres para conseguir uma teta da vaca que sustenta a pecuária pública do nosso município.
As promessas de velhos conhecidos não bastam, precisamos confiar é nos outros candidatos que ainda não tiveram sua chance, porque os que já estiveram e estão no poder nos provaram concretamente que não tem compromisso com a nossa cidade. Obras só com dinheiro do Estado e da União, nenhuma obra relevante na cidade com recurso próprio, calçamento mal feito, tudo meia boca. Asfaltinho pré-micareta que acaba antes da metade do ano com a primeira chuva fraca que vier, como cantava Tom Jobim:

“São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração…
…É o fundo do poço, é o fim do caminho
No rosto o desgosto, é um pouco sozinho…”

Faço uma simples comparação das gestões em Almenara com um chiclete, guloseima comum aos jovens. Até quando vamos mascar o mesmo chiclete? Já conhecemos o gosto (ou mal gosto) dos chicletes que estiveram na Prefeitura de Almenara de 2001 até o ano corrente. Precisamos sentir um gosto novo, um sabor gostoso que nos encha de orgulho e pare de enviar os jovens para outras cidades em busca de oportunidades.
Almenara não é uma cidade com espírito de velhos. Nós somos a Juventude que anseia pelo bom, queremos um sabor novo! Esses chicletes conhecidos quanto mais a gente mexe mais gruda,
Chiclete na Prefeitura é pior que chiclete no sapato, não querem sair de jeito nenhum e é por isso que durante todo esse tempo trocam o poder entre si.

Não se elege uma oposição, somente uma disputa suja e covarde entre os mesmos. É de conhecimento público que Almenara está parada, que a cidade cresce por iniciativa privada, pela mão dos trabalhadores do município. Todos concordam que precisamos de mudança de verdade, fato que só ocorrerá se votarmos de maneira consciente, nos livrando dos elos costumeiros de impunidade e descaso. Almenara é a cidade polo do Baixo Jequitinhonha e hoje mal cumpre este papel porque está engessada pelo poder público municipal.

Cadê os amigos, a juventude pulsante de Almenara?

Somos nós os estudantes, nós micareteiros, nós trabalhadores, nós adoradores do DEUS maravilhoso que nos concedeu o livre arbítrio, os esportistas, os sonhadores, os filhos da princesa do vale, herdeiros do Vale do povo mais rico!
Se alguma dessas palavras fizer sentido para você eu me sentirei feliz. Espero que quando estiver de frente à urna para registrar seu voto SECRETO, você DEMONSTRE o que verdadeiramente quer para Almenara, quem irá dirigi-la!
Um palhaço que ri da nossa cara, um mágico que faz sumir dinheiro aos nossos olhos, um malabarista das contas públicas, um trapezista de mandatos, o equilibrista da corda bamba que passeia pelos diversos governos, um artista que com lantejoulas na roupa reflete a luz do sol forte em Almenara?
Eu quero e voto por um PREFEITO DE VERDADE! Não precisamos de um artista, de tapinha nas costas, de frequentador de boteco, nós precisamos é de um GESTOR!

Estamos falando é de uma cidade! Da nossa cidade! De coisa séria e urgente!

Virgílio Medeiros – Almenarense nato e de coração
Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Não sou filiado a nenhum partido.


Minha intenção é a conscientização por uma Almenara melhor, Trato aqui de candidatos e não de suas pessoas em si. Expresso minha OPINIÃO como está descrito nos direitos e garantias FUNDAMENTAIS conforme a Constituição Federal em seu artigo 5º:
IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

Para o Topo
error: Content is protected !!