Uncategorized

CORONEL MURTA/MG SOFRE ANUALMENTE COM INCÊNDIOS, MUITOS SÃO CRIMINOSOS

Internauta do Radar denuncia incêndio gigantesco

INCÊNDIO JÁ ESPALHA POR UMA ÁREA DE APROXIMADAMENTE 15 KM

Por ser uma área de transição cerrado/caatinga, Coronel Murta/MG, no Vale do Jequitinhonha sofre anualmente com incêndios na região rural que a envolve, desde incêndios criminosos a “acidentais”. Porém, este ano, um incêndio de proporções imensuráveis, atingiu a nossa cidade.
O incêndio provavelmente foi causado por um pequeno produtor, uma vez que, por anteceder as chuvas, nos meses de setembro a novembro, os produtores preparam a terra para o plantio, queimando-a, uma medida ainda arcaica, mas coerente com as tradições passadas de pai para filho e a precariedade de recursos tecnológicos para execução de tal necessidade. Esse produtor, ao queimar a sua pequena área, perdeu o controle do fogo, provavelmente pelos ventos intensos propícios da própria topografia local. Na tarde do dia de hoje (28/10) moradores estimavam que o incêndio já havia se espalhado por uma área de aproximadamente 15 Km, o corpo de bombeiros da região foi acionado, e foi até o local, porém, não puderam executar o trabalho por falta de estrutura.

NUVEM DE FUMAÇA TOMA OS CÉUS DA CIDADE POR CAUSA DE INCÊNDIOS (FOTO: CAMILA MURTA)

“Peço-lhes encarecidamente e já desesperada, que explicitem o fato, para que quem sabe, autoridades possam auxiliar com outros meios, além da maneira tradicional: apagar o fogo com água, pois enfrentamos uma seca dolorosa, e nossos reservatórios naturais não supre necessidades de tal dimensão”, afirma Camila Murta.

TEMPO SECO AJUDA A AUMENTAR ÁREAS DE QUEIMADAS (FOTO: CAMILA MURTA)

Coronel Murta é reconhecida por suas paisagens estonteantes, e localiza-se no coração do Vale do Jequitinhonha, possui aproximadamente 10.000 habitantes.
“A situação é grave, caótica, pedimos socorro, em nome da nossa fauna e da nossa flora! Pedimos socorro pelas nossas memórias, pois sabemos que pelo descontrole e potencialidade do fogo, tanto as fazendas que nos rodeiam quanto a nossa cidade, CORREM PERIGO! Acrescentou Camila.
Para o Topo
error: Content is protected !!