Uncategorized

TEMPERATURA PODE CHEGAR AOS 44ºC EM ALMENARA/MG NESTA SEMANA, VEJA O CLIMA EM OUTRAS CIDADES DO VALE

Máxima pode chegar aos 44ºC na quinta 01/11

SECA CASTIGA CIDADES DA REGIÃO
Almenara, no Vale do Jequitinhonha vem sofrendo com as altas temperaturas, em média ultrapassa a casa dos 30ºC.

Na próxima quinta, (01/11) esse número pode aumentar ainda mais! São esperados um calor de 44ºC. É isso mesmo!

O forte calor vem assustando e  incomodando a muita gente, o que se recomenda é baber bastante água e usar protetores.

Na região predomina-se os climas semiárido e subúmido seco e de entorno.

Segundo estudos recentes, cerca de um terço do território mineiro corre o risco de virar deserto se nada for feito para combater a degradação do solo. A ameaça, que pode se concretizar em 20 anos, recai sobre 142 municípios que ocupam 177 mil quilômetros quadrados na Região Norte e nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
As áreas, de baixa precipitação pluviométrica, já são suscetíveis à desertificação, que torna inviável o uso delas para fins econômicos e sociais. Para piorar, o processo é acelerado pela ação do homem, como indica o Plano de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca em Minas Gerais (PAE/MG). O estudo foi elaborado pelo Governo do Estado, conforme exigência do Ministério do Meio Ambiente.

Dicas saudáveis para enfrentar o calor:

1 – As altas temperaturas favorecem a desidratação. Beba muita água, várias vezes ao dia. No mínimo, 1,5 litro, diariamente.

2 – A água de coco é uma excelente bebida, já que fornece carboidratos e minerais importantes para o organismo. Mas cuidado, ela é calórica.

3 – Evite os alimentos e preparações ricos em gorduras. No verão, a digestão desses alimentos é prejudicada, causando sensação de mal estar.

4 – Para se refrescar, prefira os picolés de fruta que são menos calóricos em comparação com os sorvetes em massa. 5. Comece a refeição com uma porção grande de salada. Elas são ricas em fibras e água, dando maior sensação de saciedade.

6 – Na praia, preste atenção na qualidade e higiene dos alimentos que são oferecidos. O calor favorece a proliferação de fungos em bactérias reduzindo o tempo de vida útil do alimento.

7 – Verduras e legumes são alimentos ricos em água e, por isso, eles ajudam a hidratar o corpo. Ingira, no mínimo, 3 porções por dia.

8 – As frutas são boa fonte de água, carboidratos, vitaminas e minerais. Elas podem ser consumidas como sobremesas e, também, como opção para pequenos lanches entre as refeições principais. Ingira, pelo menos, 3 frutas por dia.

9 – Na praia, as batidas de frutas são excessivamente calóricas. Prefira sucos de frutas naturais ou água de coco para se refrescar.

10 – Uma boa opção para quem for à praia é levar uma bolsa térmica cheia de frutas e água. Quando a fome bater, dispense as frituras e batidas dos quiosques e consuma alimentos mais saudáveis.

Para o Topo
error: Content is protected !!