Uncategorized

CALENDÁRIO MAIA E OUTRAS PROFECIAS DO FIM DO MUNDO QUE FALHARAM

O mundo não acabou… ainda. Ciência diz que o fim não será hoje

SAIBA QUAIS PROFECIAS DO FIM DO MUNDO QUE FALHARAM

Segundo o calendário maia e outras teorias apocalípticas, o mundo deve acabar hoje (21). Embora a previsão soe como uma brincadeira, muita gente realmente acredita que deixaremos de existir até o fim do dia. A ponto de a Nasa, agência espacial dos EUA, ter criado um site dedicado à desmentir o fato.
“O mundo não vai acabar. Nosso planeta está indo bem nos últimos 4 bilhões de anos e os cientistas não reconhecem nenhuma ameaça associada a 2012”, publicou a agência depois de receber uma enxurrada de e-mails questionando se o fim iria ocorrer neste ano. A ideia de que o mundo acabaria hoje vem especialmente do fim da contagem do calendário maia, que encerra um ciclo em 21 de dezembro.
“Mas assim como o seu calendário de cozinha, outra contagem começa”, esclarece com ironia o site da Nasa. Em outra previsão feita por ufólogos, e ainda mais bizarra, em que um suposto planeta chamado Nibiru – descobertos por Sumerianos há cerca de 4 mil anos, mas sem nenhuma confirmação científica – estaria vindo em direção à Terra.
Na previsão inicial, o astro deveria se chocar com nosso planeta em maio de 2003. Como nada aconteceu, os entusiastas da tese na internet alteraram a data para hoje.

Apocalipse 

Um levantamento do instituto Ipsos / Reuters, realizado em maio deste ano, mostra que 14% da população mundial acredita que o mundo vai acabar. “Esse número revela como existem pessoas dispostas a crer em algo maior”, diz Karla Gobo, socióloga do Centro Universitário Uninter. Ela afirma que a crença do apocalipse é mais frequente em pessoas com menor escolaridade e renda, além de predispostas a aceitar o misticismo.
Muita gente também acredita no fim do mundo por estarem desconfortáveis com suas rotinas. É a expectativa de uma vida melhor”, diz Cecília Pilla, historiadora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Se o juízo final não ocorrer hoje [e é improvável que ocorra], os apocalíticos já preveem duas outras datas para o fim.

Novas datas

A primeira pode ser em 2029, quando um asteroide chamado Apophis deve passar próximo da Terra. Uma colisão já foi descartada pela Nasa, que acompanha a movimentação do astro. A outra previsão é que o final dos tempos ocorra em 2060, segundo interpretações literais da Bíblia feita pelo físico britânico Isaac Newton. Independentemente de quando for, vamos estar preparados para sobreviver.

Previsões

Confira outros “fins do mundo” que não deram certo nos últimos 200 anos. A virada do milênio concentrou os temores:

1806 – A galinha profeta de Leeds

No início do século 19, uma galinha botou diversos ovos com a mensagem “Cristo está vindo” em Leeds, na Inglaterra. O suposto milagre foi entendido pelos moradores da região como o apocalipse. O caso não passava de uma farsa em que os ovos eram pintados.

1843 – Os milenaristas

No Massachusetts, o pastor William Miller previu, após estudar minuciosamente a Bíblia, que Jesus Cristo voltaria. O retorno do salvador seria seguido pelo Juízo Final – marcado para 1843. O religioso morreu em seis anos depois sem ver o mundo acabar.

1910 – Cauda do cometa Halley

Em 1881, astrônomos identificaram um gás mortal na cauda do cometa Halley – que passaria pela Terra em 1910. Os cientistas alertaram que não haveria perigo, mas mesmo assim o medo não desapareceu. Em Oklahoma, nos EUA, religiosos extremistas tentaram sacrificar uma virgem, mas foram impedidos pela polícia.

1982 – Previsão de Pat Robertson

Em 1980, o evangelista Pat Robertson disse em seu programa de televisão que o mundo acabaria em 1982. O alarme falso rendeu ao pregador midiático o prêmio Ig Nobel no ano passado, dado às descobertas furadas ou engraçadas da ciência.

1997 – Culto Heaven’s Gate

Após a passagem do cometa Hale-Bopp, em 1997, uma seita ufológica de San Diego, nos EUA, previu que o mundo como conhecemos iria acabar. A saída para escapar do processo de “reciclagem” do planeta, seria um suicídio coletivo, realizado em 26 de março do mesmo ano por 39 pessoas.

1999 – Previsão de Nostradamus

O profeta Michel de Nostradame intrigou pessoas por 400 anos com descrições do futuro. Na sua versão do fim do mundo, o céu iria cair com reino de terror sobre a terra em uma data interpretada por apocalípticos como agosto de 1999. Evidentemente, nada ocorreu na época.

2000 – Bug do milênio

Um defeito nos computadores notado no início dos anos 1970 deu margem para que as pessoas imaginassem que o fim do mundo seria em 1º de janeiro de 2000. Segundo as previsões, depois da data os computadores não distinguiriam os anos 1900 dos anos 2000. As apostas previam falha no fornecimento de energia e até um holocausto nuclear.

2012 – Arca da salvação

O ex-zelador Luís Pereira dos Santos reuniu cerca de 100 pessoas em Teresina, no Piauí, para esperar pelo fim do mundo neste ano. Em outubro, a polícia prendeu Santos em sua residência, junto com uma quantidade expressiva de veneno de rato. O caso está sob investigação.
FONTE: GAZETA DO POVO
Para o Topo
error: Content is protected !!