Uncategorized

IFNMG ABRE INSCRIÇÕES PARA 405 VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES GRATUITOS

As oportunidades são para as cidades de Almenara, Arinos, Januária, Montes Claros e Pirapora

Foram abertas ontem, dia 10, as inscrições para o 2º Processo Seletivo, para cursos técnicos presenciais, e 2º Vestibular 2014, para cursos superiores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). As inscrições devem ser feitas exclusivamente no portal eletrônico: www.ifnmg.edu.br, até 9 de maio.
Por meio do Processo Seletivo, serão ofertadas 350 vagas para cursos técnicos nas modalidades concomitante (para quem está na 2ª ou 3ª série do ensino médio) e subsequente (para quem já concluiu o ensino médio), para ingresso no segundo semestre deste ano. São eles os cursos técnicos em Administração, ofertado no Câmpus Almenara; Meio Ambiente, no Câmpus Arinos; Enfermagem e Informática, no Câmpus Januária; Segurança do Trabalho e Eletrotécnica, no Câmpus Montes Claros; Edificações, Segurança do Trabalho e Administração, no Câmpus Pirapora.
Já o Vestibular selecionará estudantes para um total de 55 vagas, incluindo as oferecidas por dois novos cursos: os Bacharelados em Agronomia, no Câmpus Arinos, e em Sistemas de Informação, no Câmpus Pirapora. Além deles, também ofertam vagas: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Câmpus Almenara, e Bacharelado em Administração, no Câmpus Pirapora.

Todos os cursos, tanto técnicos quanto superiores, são inteiramente gratuitos.

Inscrições

Como as inscrições para o Processo Seletivo e o Vestibular devem ser feitas exclusivamente pela internet, neste portal eletrônico, serão disponibilizados computadores e acesso à internet, nos câmpus do IFNMG que ofertam vagas, para os candidatos realizarem suas inscrições, durante os dias e horários previstos nos editais.
Os candidatos ao Processo Seletivo deverão pagar taxa de R$ 10,00 e os do Vestibular, de R$ 25,00. Pessoas oriundas de famílias de baixa renda poderão solicitar a isenção dessas taxas entre os dias 10 e 22 de abril, conforme condições estabelecidas nos editais.

Provas

As provas do Vestibular acontecerão no dia 25 de maio, domingo, e as do Processo Seletivo, em 1º de junho, também domingo.
Em relação às provas do Vestibular, a novidade será a adoção de obras literárias para as provas de Literatura, cujo conteúdo, até a última edição do concurso, versava apenas sobre Teoria Literária. Foram indicadas duas obras: poemas “O navio negreiro” e “A canção africana”, de Castro Alves; e “Clara dos Anjos”, de Lima Barreto.

Cotas

Tanto para o Processo Seletivo quanto para o Vestibular vale o o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reservará 50% das vagas para estudantes vindos da rede pública de ensino, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao estado de Minas Gerais.

Além disso, 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência.

Sisu

Todos os cursos superiores com oferta de vagas pelo 2º Vestibular 2014 também selecionarão alunos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2/2014, do Ministério da Educação (MEC) – sendo 50% das vagas para cada processo de seleção.
Dois cursos superiores do Câmpus Januária, Licenciatura em Física e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, preencherão 100% das vagas para o segundo semestre deste ano apenas por meio do Sisu.
Só poderá aderir à próxima edição do Sisu quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Isso porque a seleção é feita com base nas notas que os candidatos obtêm no Enem. O detalhamento das condições para participação no Sisu 2/2014 será disponibilizado pelo MEC no site: sisu.mec.gov.br.

Para inscrições e mais informações: www.ifnmg.edu.br.

Para o Topo