Uncategorized

MULHER HOLANDESA RECEBE CRÂNIO FEITO EM IMPRESSORA 3D

Holandesa recebe crânio feito em impressora 3D

Uma holandesa de 22 anos é a primeira pessoa do mundo a receber um implante craniano total. A prótese é de plástico e foi criada em uma impressora 3D. A cirurgia para colocar o crânio de plástico na cabeça da holandesa durou 23 horas. Ela agora não corre mais risco de morte e terá uma vida normal, sem nenhuma sequela, conforme noticia o site da revista Época Negócios.
O procedimento ocorreu há três meses, no Hospital Universitário de Utrecht, mas os médicos esperaram o sucesso da cirurgia para torná-lo público. O crânio foi implantado inteiro – da testa à nuca e de orelha a orelha. Segundo o cirurgião Bon Verweij, em entrevista à agência de notícias espanhola Efe, esta não foi a cirurgia mais difícil, mas sim a mais criativa já realizada por ele.
De acordo com os médicos, o maior desafio foi abrir o crânio da moça – por causa da grossura do osso, só esta parte da cirurgia durou cerca de 20 horas. A paciente sofria de uma doença que fazia o crânio aumentar de tamanho. A cirurgia era inevitável, pois o osso estava pressionando o cérebro da holandesa e isso acabaria com a vida dela. Outros sintomas incômodos sofridos pela paciente, como as dores de cabeça, sumiram totalmente.
Não é possível perceber exteriormente a operação. A paciente se recuperou em um mês. Os médicos temiam que o organismo rejeitasse a prótese e houvesse uma infecção. Ela poderá ter vida normal, sem necessidade de grandes acompanhamentos. Segundo o doutor Verwejj, a utilização de plástico tornou ilimitadas as possibilidades de cirurgia craniana.

VIA: YAHOO!

Para o Topo
error: Content is protected !!