Uncategorized

Mais da metade dos partos feitos no Brasil são por cesariana, mostra pesquisa

Cesária grávida
Estudo mostra ainda que a Média da primeira gravidez das brasileiras acontece aos 21 anos (Foto: Divulgação/Guia da Grávida)

Dados da Pesquisa Nacional da Saúde (PNS) 2013, divulgados na sexta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que menos da metade das mulheres brasileiras que deram à luz entre janeiro de 2012 e julho de 2013 fizeram parto normal; 54,7% fizeram cesariana.
No setor privado, 74,2% das cesárias são agendadas. O estudo mostra ainda que a média da primeira gravidez das brasileiras acontece aos 21 anos.
Sobre o assunto, a médica Lívia Martins, ressaltou a importância do parto natural. “A redução da cesária no Brasil é um grande desafio que a gente tem que convocar não só as maternidades, o serviço de pré-natal, mas toda a sociedade na luta para isso”, afirmou.
A PNS também coletou informações sobre saúde das crianças com menos de dois anos de idade. A pesquisa constatou que 60,8% das crianças já comem biscoito ou bolo e que 32,3% tomam refrigerante e suco artificial.

As informações são da “Agência Brasil”.

Para o Topo
error: Content is protected !!