Uncategorized

Com alta arrecadação do IPVA, Almenara, MG sofre com falta de serviços básicos

Almenara IPVA 2015 MG
Almenara foi incluída em uma lista dos municípios com as maiores arrecadações do IPVA no Vale do Jequitinhonha (Foto: Divulgação/Radar do Vale)

A cidade de Almenara (MG), no Vale do Jequitinhonha, arrecadou R$ 2.307.893,87 milhões em 2015 pelo pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos e Automotores). As informações estão disponíveis no site da Secretaria de Fazenda Estadual. Nele foram considerados os meses de janeiro, fevereiro e março deste ano.
Apesar disso, moradores reclamam que os recursos recolhidos pela prefeitura não estão tendo retorno para a população. “Quem paga pelo imposto muitas vezes não vê o retorno, temos que desviar de buracos, parte das ruas estão sem calçamento, então acredito que esse valor não está sendo bem usado”, diz a aposentada Lindaura Moraes.

Frota municipal

Segundo estimativa feita em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de pouco mais de 41 mil habitantes, conta atualmente com uma frota de quase 11 mil veículos.
De acordo com Departamento Estadual de Trânsito, o IPVA é a segunda tributação mais importante para os estados, depois do ICMS. O dinheiro arrecadado é dividido entre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, estados e municípios. Parte dessa verba pode ser usada pelos administradores para manutenção da infraestrutura da cidade.
“O dinheiro que a população não vê pode ter ido para o bolso de políticos, já que segundo a polícia, recente as últimas administrações foram alvos de investigações pelos mais variados motivos”, diz um morador que não quis se identificar.
A prefeitura informou que não pode responder pela gestão passada, mas que está investindo na saúde e saneamento básico, além de diversas outras obras de infraestruturas. (Veja obras citadas).

Almenara IPVA 2015 MG
Apesar de calçada, rua localizada no Bairro Verde, apresenta problemas com pedras soltas (Foto: Divulgação/Radar do Vale)

Almenara IPVA 2015 MG
Moradores reclamam que os recursos não estão tendo retorno para a população (Foto: Divulgação/Radar do Vale)

Almenara IPVA 2015 MG
O abandono e a sujeira tomam conta de várias vias públicas da cidade (Foto: Divulgação/Radar do Vale)

Almenara IPVA 2015 MG
Entre os problemas, estão a falta de calçamento e saneamento básico (Foto: Divulgação/Radar do Vale)
Para o Topo
error: Content is protected !!