Uncategorized

Detran e Cefet firmam parceria inédita na América Latina para reciclar veículos

Parceria Detran e CEFET
Departamento de Trânsito de Minas Gerais e Cefet anunciam parceria (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) assinaram na última sexta-feira (11), um protocolo de intenções para desenvolverem estudos e tecnologias para a reciclagem de veículos.
De forma inédita na América Latina, o documento propõe a articulação do ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, por professores e alunos, por meio do desenvolvimento e controle tecnológico de reciclagem de materiais no setor automotivo.
A iniciativa é aliada na aplicação da Lei do Desmonte, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e traz regras para a desmontagem dos veículos, proibindo a reutilização de algumas peças. A partir disso, com o apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), o Cefet pretende desenvolver formas de reciclar estes materiais que não poderão voltar ao mercado automotivo.
A diretora do Detran, Andrea Vacchiano, ressaltou a importância do estado buscar soluções sustentáveis e incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias. Para o diretor do Cefet, Márcio Silva Basílio, esse foi o primeiro passo para uma parceria que pretende se estender por todo o estado e ser exemplo, inclusive, para outros países. De acordo com o professor do Cefet, Daniel Castro, a proposta vai gerar um novo mercado de reutilização de materiais, com uma concepção sustentável.
O protocolo recebeu a rubrica da diretora do Detran, delegada Andrea Claudia Vacchiano, e do diretor do Cefet, Márcio Silva Basílio. Também participaram da reunião a vice-diretora do Detran, delegada Rafaela Gigliotti, e os delegados Luciano Guimarães e Andrea Abood. Representando o Cefet, estiveram presentes o diretor adjunto Geraldo do Carmo Filho e o professor Daniel Castro.
Para o Topo
error: Content is protected !!