Uncategorized

Operação desarticula organização criminosa que atuava em Ribeirão das Neves‏, MG

Polícia desarticula "Comando da Mina", Ribeirão das Neves MG
De acordo com a PC, grupo tem ligações com uma série de homicídios registrados no Aglomerado da Mina, em Ribeirão das Neves (Foto: Divulgação/PCMG)

A Polícia Civil desencadeou na manhã desta quarta-feira (23), em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, uma operação para desarticular uma organização criminosa conhecida como “Comando da Mina” que, segundo a PC, é apontada como responsável por gerenciar o tráfico de drogas na região.
Durante a ação desta quarta, foram presos Renato Dieyferson Lopes Nascimento, de 18, Donizete Pereira Simões, de 27, Jordan Vinicius de Oliveira, de 20, Antônio Augusto Pereira do Nascimento Filho, de 30, Felipe Caetano Pinheiro, de 21, e Leane Viana dos Santos, de 32, companheira de Rafael Soares. No início da tarde, foi preso mais um dos suspeitos, Marcos de Assis Santos, de 27 anos. Um adolescente foi apreendido.
A PC informou ainda que, em uma fase anterior da operação, outros dois homens, considerados líderes da quadrilha, já haviam sido presos. São eles Rafael Soares de Oliveira, de 36 anos, e Luiz Carlos Rodrigues do Nascimento, de 27.
De acordo com o delegado Eduardo Hilbert, que coordenou as investigações, ao todo, 25 pessoas foram identificadas e qualificadas. Com essas prisões, 16 pessoas ainda estão foragidas, entre elas Jeferson Ferreira de Faria (conhecido como Barney), considerado o maior líder do grupo criminoso. 
As investigações apontam que todos os suspeitos têm envolvimento com o tráfico de drogas, motivação esta para o cometimento dos homicídios apurados.
“Em virtude das prisões de Rafael e Luiz Carlos, já havia sido verificada uma significativa diminuição no índice de homicídios na região. Com as prisões de hoje, a polícia acredita que haja também um enfraquecimento no tráfico de drogas nos bairros atingidos por esse grupo”, ressalta o chefe da Divisão Especializada de Investigação de Crimes Contra a Vida (DICCV), Luiz Flávio Cortat.
Além de homicídios e tráfico de drogas, integrantes do grupo criminoso ainda teriam registro por diferentes crimes, como porte ilegal de arma de fogo, receptação, furto, além de constrangimento ilegal, ao coagirem moradores da região a não testemunharem contra membros da quadrilha. O Aglomerado da Mina é composto pelos bairros Sônia, São José, Guadalajara, Everest, Fortaleza, Felixlândia, São João de Deus, Lidice e Papine. A Polícia Civil continua as buscas pelos foragidos.

Tentativa de fuga

Na última quinta-feira (17), durante audiência, Rafael Soares, que já responde por homicídio, tentou fugir, mas foi contido por agentes penitenciários que faziam a escolta do preso ao Fórum.
Participaram das investigações o delegado Eduardo Hilbert, o subinspetor Antônio Higino, os escrivães Ismar Castro, Élcio Brito e Michel Castro, e os investigadores Patrick Nogueira, Geraldo Brum, Hugo Lelis, Fred Santos, Roberta Silva e Leandro Baldez.

Polícia desarticula "Comando da Mina", Ribeirão das Neves MG
Além de homicídios e tráfico de drogas, integrantes do grupo criminoso ainda teriam registro por diferentes crimes (Foto: Divulgação/PCMG)

Polícia desarticula "Comando da Mina", Ribeirão das Neves MG
Também foram apreendidos dois carros e duas motos (Foto: Divulgação/Polícia Civil de Minas Gerais)

Polícia desarticula "Comando da Mina", Ribeirão das Neves MG
Durante a ação na manhã desta quarta-feira (23) foram cumpridos seis mandados de prisão (Foto: Divulgação/PCMG)
Para o Topo
error: Content is protected !!