Uncategorized

PM credencia ‘pipeiros’ para distribuição de água em 53 municípios

Pipeiros em Araçuaí são credenciados‏
Segundo a PM, nesta etapa foram credenciados 249 pipeiros (Foto: Assessoria de Comunicação da 26ª Cia PM Ind – Itaobim)

Uma equipe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (CEDEC), chefiada pelo capitão da PM Marcone Pinheiro Duarte e composta por militares estaduais da PMMG, realizou no município de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, o credenciamento de pessoas físicas e jurídicas para transporte e distribuição de água potável para consumo humano através de caminhões pipas.

Leia também
Veja lista das cidades que serão beneficiadas com distribuição de água

O credenciamento ocorreu no período de 23 a 27 de agosto, na sede da 222ª Companhia de Polícia Militar, e teve como objetivo atender 129 rotas em 53 municípios que encaminharam previamente suas necessidades. De acordo com informações da assessoria da polícia, “tal credenciamento foi destinado para atender as regiões assoladas pela seca ou estiagem, após as prefeituras municipais decretarem situação de emergência ou estado de calamidade pública”.
Inicialmente foram credenciados 249 pipeiros interessados, sendo que para as rotas com mais de um candidato ocorreu o sorteio. Após a seleção foram confeccionados os contratos com os proprietários que tiveram os caminhões vistoriados e aprovados conforme requisitos previstos no edital de credenciamento (publicado no Diário Oficial de Minas Gerais n. 146, de 07Ago2015). Ocorreu simultaneamente a instalação de aparelhos GPS para controlar a movimentação. 
Os primeiros contratos foram publicados no Diário Oficial de Minas Gerais n. 123, de 27Ago2015 já estando em condições de iniciar a distribuição da água. A operação pipa realizada pela CEDEC levará água a mais de 900 localidades atingidas pela seca.
O Sr. Murilo Moraes de Araújo, um dos pipeiros vistoriados em Araçuaí, informou que ser credenciado é fundamental para que possa levar água de boa qualidade às pessoas carentes, pois o seu veículo será vistoriado por pessoas capacitadas, o que tranquiliza a população. Já o Sr. Kairo Santos Alves Pereira, também pipeiro, disse que a população deve ter a consciência da importância da revitalização dos rios e córregos, pois a água é um bem insubstituível.

Pipeiros em Araçuaí são credenciados‏
Ação faz parte do Programa Emergencial de Combate aos Efeitos da Seca (Foto: Assessoria de Comunicação da 26ª Cia PM Ind – Itaobim)

No nordeste mineiro a Defesa Civil é realizada através de seu depósito avançado na cidade de Teófilo Otoni, Sede da 15ª RPM, que tem armazenado em seu estoque, para apoiar os municípios em situações de emergência, cestas básicas, kit de higiene pessoal, cobertores, colchões e lona plástica. 
O local, que tem como gerente e coordenador regional, o 1º Sargento Valdemir Rodrigues e o comandante da 15ª Região de Polícia Militar, coronel Aroldo Pinheiro de Araújo, respectivamente, funciona de segunda a sexta e atende as 60 cidades que estão sob a responsabilidade territorial da 15ª Região de Polícia Militar, nos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus.
Para o Topo
error: Content is protected !!