Uncategorized

Polícia Civil inaugura nova sede da Delegacia de Mulheres em Curvelo, MG

Delegada regional de Curvelo, Margaret de Freitas
Delegada Margaret de Freitas (Divulgação/PCMG)
Mulheres vítimas de violência doméstica em Curvelo, na Região Central de Minas, já podem contar com um acolhimento mais adequado quando procurarem a Polícia Civil para denunciar os agressores. É que a nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, inaugurada hoje (15), fica numa casa anexa ao prédio do 14º Departamento de Polícia, evitando que as vítimas passem pelo constrangimento de serem atendidas no mesmo espaço das demais ocorrências policiais.
“Quando procura uma delegacia, a mulher vítima de violência chega com a sua dignidade violada e por isso precisa de um acolhimento diferenciado e mais humanizado”, ressalta a delegada regional de Curvelo, Margaret de Freitas. Ela explica que, como a sede da especializada ficava no mesmo prédio da Delegacia Regional, algumas vítimas poderiam ficar inibidas de procurar a polícia para denunciar.
A delegada adianta que a nova sede da Delegacia de Mulheres é também um passo importante para a implantação, na cidade, do “Projeto Dialogar”, que se baseia no conceito de Polícia Comunitária. “Os casais são estimulados ao diálogo como forma de prevenção aos atos de violência doméstica, o que evita a reincidência. É outro tipo de acolhimento diferenciado do ponto de vista assistencial e pedagógico, pois consegue inserir os agressores no processo de reabilitação”, explica Margaret Freitas.

Delegada regional de Curvelo MG
Inauguração ocorreu nesta terça (Divulgação/PCMG)
Criado de forma pioneira em Belo Horizonte, o Dialogar atualmente é coordenado pela Assessoria de Direitos Humanos da Polícia Civil, que abriga também outros trabalhos comunitários, como o Mediar. Em Curvelo, segundo a delegada regional, o processo de implantação do programa é uma meta do chefe do 14º Departamento, delegado André Pelli, para ampliar a capacidade da Polícia Civil no atendimento à mulher vítima de violência doméstica.
A solenidade de inauguração da nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Curvelo aconteceu na manhã de hoje e contou com presença de autoridades policiais, do Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública. A unidade, localizada na Avenida Integração, 360, no Centro de Curvelo, conta com uma equipe liderada pela delegada Mércia Leite Pinheiro de Ávila, um escrivão, três investigadores e equipe de apoio, além de uma viatura policial.

Delegada regional de Curvelo MG
Solenidade de inauguração contou com presença de autoridades policiais, do Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública (Foto: Divulgação/PCMG)
Para o Topo
error: Content is protected !!