Uncategorized

Reportagem da TV Brasil mostra as histórias do Vale do Jequitinhonha, em MG

Jequitinhonha, vida talhada com as mãos
Matéria especial faz parte da série ‘Jequitinhonha, vida talhada com as mãos’ (Foto: Reprodução/TV Brasil)

A TV Brasil, exibiu nesta semana, a série “Caminhos da Reportagem”, que mostrou muitos fatos importantes da história do Vale do Jequitinhonha, no Nordeste de Minas Gerais. E para conhecer melhor a exuberante beleza natural e a riqueza cultural, com traços sobreviventes da cultura indígena e da cultura negra da região, a repórter do canal, Flávia Peixoto, juntamente com sua equipe de reportagem, percorreu mais de 500 km, passando pelo Baixo, Médio e Alto Jequitinhonha.
No primeiro episódio, foram mostradas histórias de artistas que vivem e trabalham na cidade de Almenara, como a do “Coral das Lavadeiras”, que surgiu no ano de 1991, incentivas pelo cantor e pesquisador Carlos Farias.
Jequitinhonha, vida talhada com as mãos
Sr. Ulisses, escultor e cronista (Foto: Reprodução/TV Brasil)

No segundo episódio, a equipe da TV destacou a história dos artesãos de Araçuaí, que se destacam na fabricação do artesanato em cerâmica, utilitários, peças de cama, mesa e banho feitas de algodão no tear manual, entre outros.

Sinônimos de riqueza e poder na época do garimpo, Diamantina, cidade conhecida pela arquitetura colonial, fechou a série de reportagem, que mostrou ainda histórias do Rio Jequitinhonha, que abrigava garimpeiros para a exploração, há mais de 200 anos.
Além de Almenara, Araçuaí e Diamantina, a reportagem passou também pelas cidades de Jequitinhonha e Capelinha. (Assista a reportagem completa no vídeo acima).

Jequitinhonha, vida talhada com as mãos
Dona Lira Marques, artesã que preserva a cultura afro-indígena (Foto: Reprodução/TV Brasil)
Para o Topo
error: Content is protected !!