Uncategorized

Autoridades se reúnem para discutir criação de CONSEP’s no nordeste mineiro

Diretor de Integração da SEDS reúne com Polícia Militar, Bombeiros, Sistema Prisional, Socioeducativo, CDL e Sindcomércio para discutir sobre a criação e manutenção de CONSEP’s no nordeste mineiro.
Da esq. para dir.: Ten Cel Valério, Ten Cel Miranda, Cel Fiúza, Cel Pinheiro, Ten Cel Marcelo e Ten Cel Cláudio (Foto: PMMG)

O coronel Antônio de Salles Fiúza Gomes, Diretor de Gestão Integrada para Resultados, da SEDS (Secretaria de Estado de Defesa Social) reuniu na última quarta-feira (13) com o Comandante da 15ª Região de Polícia Militar, coronel Aroldo Pinheiro de Araújo, comandante da 2ª Cia do 6º Batalhão de Bombeiros, capitão Jeferson Oliveira, Sindcomércio, comerciantes da BR-116, Diretor da CDL, representantes do Sistema Prisional, Centro Socioeducativo São Cosme (CIA) e presidentes dos CONSEP (Conselho Comunitário de Segurança) com o intuito de discutir ações para a criação e manutenção de CONSEP’s no nordeste mineiro. 
Aapós debate sobre o assunto, foram apresentadas propostas e reivindicações para melhorias na segurança pública e a importância de projetos de integração que envolvam a participação da sociedade, comércio e Instituições de Segurança Pública (Polícia Militar, Bombeiro Militar, SUAPI, SUASI e CIA) por meio de CONSEP’s (Conselhos Comunitários de Segurança Pública).
O Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEP), que já está instalado em diversas regiões, firmou-se como tendência a partir dos anos 90 e têm estreitado a relação entre a PMMG e a sociedade. É um espaço de exercício da cidadania consciente, onde todos participam e contribuem para uma vida comunitária sem atropelo e insegurança. 
Neste sentido, foram promovidos, em todo o Estado, cursos, seminários e eventos organizados por membros dos CONSEP, PMMG e PCMG, voltados para integração do sistema de defesa social e para o aperfeiçoamento da relação entre a PMMG e a comunidade, com expressiva mobilização e participação do CONSEP. O CONSEP se constitui numa OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

Diretor de Integração da SEDS reúne com Polícia Militar, Bombeiros, Sistema Prisional, Socioeducativo, CDL e Sindcomércio para discutir sobre a criação e manutenção de CONSEP’s no nordeste mineiro.
Cel Fiúza conversando com representantes do Comércio (Foto: Divulgação/PMMG)

A Secretaria de Estado de Defesa Social publicou, no Diário do Executivo, de 24 de outubro de 2003, a Resolução nº 734/2003, que dispõe sobre o registro dos CONSEP junto àquela Secretaria, inicialmente para fins de conhecimento e tendem a contemplar o repasse de recursos e/ou a priorização de políticas públicas nas comunidades abrangidas por esses conselhos.
Atualmente, o desafio principal da PMMG, assim como dos demais órgãos de defesa social, é manter as lideranças comunitárias coesas e qualificadas para o processo de mobilização social, na busca da resolução dos problemas de segurança locais, além de capacitar os líderes comunitários para terem uma mesma linguagem sobre Polícia Comunitária.
Para o Topo
error: Content is protected !!