Uncategorized

Janeiro e julho são os meses com maior procura por emissão de RGs em Minas

Janeiro e julho são os meses com maior procura por emissão de carteiras de identidade em Minas
Instituto de Identificação da Polícia Civil emitiu mais de 1.35 milhão de identidades em 2015 (Foto: Divulgação/PCMG)

Segundo dados do Instituto de Identificação da Polícia Civil, os meses de janeiro e julho são os períodos de maior demanda pelo serviço de emissão de carteiras de identidade. Em 2015, foram emitidas 127.696 em janeiro e, em julho, foram 134.397. No total, o Instituto expediu 1.358.165 carteiras em todo o estado. Em 2014, o número era de 1.348.777 identidades emitidas.
Apenas em Belo Horizonte, foram 382.606 emissões. No interior, as unidades dos municípios de Uberlândia e Governador Valadares foram as que mais expediram o documento em 2015, registrando 50.150 e 43.573 carteiras, respectivamente.
A segunda via da RG foi a que apresentou maior procura, sendo emitidas 736.803 carteiras, ante 523.127 da primeira via. Outras 98.235 carteiras foram emitidas apenas para retificação de nome.
O serviço é oferecido no Posto de Identificação da Polícia Civil, localizado na Câmara Municipal ou nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) – Praça Sete, Barro Preto, Barreiro e Venda Nova. No interior do Estado, também há UAIs nas cidades em que estão instaladas (confira lista no link abaixo), ou nos Postos de Identificação da Polícia Civil.
Para a solicitação da carteira de identidade é necessário realizar o agendamento através do site: www.mg.gov.br/agendamento. Na unidade, o solicitante precisa ter em mãos duas fotos 3×4; Certidão de Nascimento, se solteiro, ou Certidão de Casamento, se casado;  CPF, PIS ou PASEP. A primeira via é gratuita, mas para a segunda é cobrada uma taxa administrativa de R$ 30,11.
Caso o solicitante tenha sido furtado ou roubado e queira pedir a segunda via, basta apresentar o Boletim de Ocorrência, para que a emissão seja gratuita.

Confira onde estão as unidades de atendimento: www.mg.gov.br/governomg/portal/m/governomg/acesso-rapido

Atestados de Antecedentes

Outro serviço oferecido pelo Instituto de Identificação, o Atestado de Antecedentes, também apresentou grande demanda pela população. Em 2015, foram emitidos 1.860.207 atestados, sendo 1.539.071, por meio da internet, e 267.136 nos postos de atendimento.
O atestado é um documento que informa a existência ou não de registro criminal do solicitante. É um serviço disponível somente para portadores da carteira de identidade emitida em Minas Gerais. Pela internet, o cidadão pode acessar o link abaixo para obter, gratuitamente, o atestado: wwws.pc.mg.gov.br/atestado.
Para o Topo
error: Content is protected !!