Uncategorized

BDMG financia projeto inovador de empresa mineira

BDMG financia projeto inovador de empresa mineira
Recurso é aplicado no aumento da produção de peças que protegem contra raios; principal cliente é o setor público (Foto: Divulgação)

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) é o financiador da expansão da produção de um dispositivo para proteção de lâmpadas LED contra descargas elétricas de raios. A tecnologia, desenvolvida pela empresa mineira Clamper Indústria e Comércio, de Lagoa Santa (MG), é uma solução para o problema de perdas no país campeão em ocorrência de raios. Isso porque o LED, que vem substituindo a iluminação pública tradicional, é altamente sensível a variações energéticas. Os gastos com lâmpadas queimadas seriam consideráveis, não fosse o dispositivo de proteção.
Foram disponibilizados R$ 798 mil para aumentar em 10% a produção atual de 10 mil peças/mês. O valor é para a aquisição de matéria-prima, equipamentos e ampliação da fábrica. “Quando financiamos projetos como esses, estamos cumprindo nosso compromisso de apoiar o desenvolvimento sustentável, estimulando a inovação nas pequenas e médias empresas”, afirma o diretor de Negócios do BDMG, Carlos Fernando Vianna.
Para o diretor técnico industrial da Clamper, Wagner Almeida Barbosa, responsável pelo projeto, o financiamento foi o diferencial para o sucesso do projeto. “Desenvolvemos rapidamente um produto para atender a uma necessidade do mercado, mas, com o financiamento do Banco, tivemos condições de investir, levar o projeto adiante e fazer aplicação em massa em todo o país”, observa.
As peças são vendidas para fabricantes de luminárias, no mercado nacional e internacional. A meta é atender às prefeituras das capitais e do interior, que nos próximos anos substituirão quase 100% da iluminação pública, de acordo com as novas diretrizes brasileiras de sustentabilidade e economia energética. “Só na Prefeitura de São Paulo serão 580 mil luminárias; em Belo Horizonte, quase 100 mil. Nosso produto atenderá a toda essa demanda”, destaca o diretor da Clamper.
O LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz (Light emitter diode – LED), mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores. Tal transformação é diferente da encontrada nas lâmpadas convencionais, que utilizam filamentos metálicos, radiação ultravioleta ou descarga de gases. Também é comum aplicar a tecnologia LED em televisores.
Para o Topo
error: Content is protected !!