Uncategorized

Polícia Civil realiza operação de combate a fraudes em exames de habilitação

Polícia Civil realiza operação de combate a fraudes em exames de habilitação
Objetivo da operação foi o combate a atividades fraudulentas relacionadas à facilitação em exames para obtenção de (CNH) (Foto: Reprodução)

A Polícia Civil realizou, nesta segunda-feira (29), a operação “Ovelha Negra”, nas cidades de Manhuaçu, Ponte Nova, Abre Campo, Raul Soares, Sericita, Rio Casca, Santa Margarida, Matipó, Pedra Bonita e Luisburgo, na Zona da Mata, e em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo foi o combate a atividades fraudulentas relacionadas à facilitação em exames para obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por candidatos com históricos sistemáticos de reprovações em exames de circulação e baliza.

Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão, sendo cinco destes contra policiais civis.  Quatro dos policiais são componentes da banca examinadora do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e o quinto é lotado na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com os levantamentos, há pelos menos quatro autoescolas envolvidas no esquema, além de componentes da banca examinadora em Manhuaçu. Os investigados poderão ser indiciados pelos crimes de corrupção passiva e ativa, prevaricação, falsificação de documento público, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Se o envolvimento dos policiais for comprovado em processo administrativo conduzido pela Corregedoria Geral da Polícia Civil, eles poderão ser afastados da instituição. Já as autoescolas, serão descredenciadas após processo administrativo que está sendo conduzido pela Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Manhuaçu.

A Polícia Civil destaca que todos os candidatos que obtiveram a carteira de habilitação de forma fraudulenta terão os documentos recolhidos e poderão responder criminalmente.

Para o Topo
error: Content is protected !!