Diamantina

Secretaria de Saúde confirma surto de malária em Diamantina, MG

Foto: Reprodução/Internet

A secretaria estadual de Saúde confirmou que há um surto de malária em vários pontos do estado de Minas Gerais. Conforme mostrou comunicado desta quarta-feira (4), seis pessoas de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, apresentam os sintomas.

Em 2016, sete casos da doença foram constatados em todo o estado de Minas Gerais. Além dos seis de Diamantina, outro paciente desenvolveu a doença em Simonésia, na Zona da Mata. No ano de 2015 inteiro, foi registrado apenas um caso, em Lima Duarte, também na Zona da Mata. O último tratado em Diamantina foi um caso importado, em 2012, segundo o Datasus.

Segundo a SES, todos os doentes estão sendo tratados com medicamentos específicos contra a malária, mas já receberam alta da Santa Casa de Misericórdia de Diamantina.

“Já foram alertados todos os municípios de limite com o município de Diamantina e as áreas de municípios que possuem divisa ou estão ao longo do rio Jequitinhonha onde há atividade do garimpo. A nova equipe da prefeitura de Diamantina marcou para hoje uma reunião com a SES para se colocar a par das medidas que podem ser tomadas para garantir a segurança da população e o tratamento de possíveis doentes”, informou.

Uma das principais características da doença. Nos casos mais graves, a malária pode progredir para coma ou morte. Por isso, é necessário redobrar a atenção nestes casos e ter acompanhamento médico.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana

2.4K
Águas Vermelhas

Corpo de homem desaparecido é encontrado dentro de fossa em Águas Vermelhas

2.4K
Medina

Idoso atira e mata bandido que tentava invadir sua casa em Medina, MG

2.0K
Medina

Operação conjunta entre PF e PC prende oito pessoas em Medina, MG

Para o Topo