A secretaria estadual de Saúde confirmou que há um surto de malária em vários pontos do estado de Minas Gerais. Conforme mostrou comunicado desta quarta-feira (4), seis pessoas de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, apresentam os sintomas.
Em 2016, sete casos da doença foram constatados em todo o estado de Minas Gerais. Além dos seis de Diamantina, outro paciente desenvolveu a doença em Simonésia, na Zona da Mata. No ano de 2015 inteiro, foi registrado apenas um caso, em Lima Duarte, também na Zona da Mata. O último tratado em Diamantina foi um caso importado, em 2012, segundo o Datasus.
Segundo a SES, todos os doentes estão sendo tratados com medicamentos específicos contra a malária, mas já receberam alta da Santa Casa de Misericórdia de Diamantina.
“Já foram alertados todos os municípios de limite com o município de Diamantina e as áreas de municípios que possuem divisa ou estão ao longo do rio Jequitinhonha onde há atividade do garimpo. A nova equipe da prefeitura de Diamantina marcou para hoje uma reunião com a SES para se colocar a par das medidas que podem ser tomadas para garantir a segurança da população e o tratamento de possíveis doentes”, informou.
Uma das principais características da doença. Nos casos mais graves, a malária pode progredir para coma ou morte. Por isso, é necessário redobrar a atenção nestes casos e ter acompanhamento médico.