Economia e negócios

Projeto da Cemig vai investir cerca de R$ 350 mil em Itaobim

Foto: Divulgação/Cemig

A Cemig irá executar o Projeto Energia Cidadã em Itaobim, no território de Médio e Baixo Jequitinhonha, a partir do próximo dia 18 de abril (terça-feira). O projeto, que faz parte do Programa Energia Inteligente tem o objetivo de aproximar a empresa das comunidades de baixa renda levando informações sobre o uso seguro e correto da energia elétrica.

Itaobim receberá um investimento de aproximadamente R$ 350 mil onde serão realizadas visitas para a substituição de cerca de 9 mil lâmpadas ineficientes por novas lâmpadas de LED, além da avaliação das geladeiras que se enquadrem nos critérios para posterior substituição, com previsão para fazer a troca de cerca de 70 unidades.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a legislação vigente (Lei 9.991/2000) determinam que as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica apliquem, anualmente, o montante de, no mínimo, 0,5% de sua receita operacional líquida em ações que combatem o desperdício de energia. Por isso, a Cemig desenvolve o Programa Energia Inteligente – EI, que tem ações para reduzir a conta de energia do consumidor. O EI beneficia famílias de baixa renda, hospitais, entidades sem fins lucrativos, instituições educacionais e órgãos públicos.

Energia Cidadã
O Projeto propicia a substituição de equipamentos de alto consumo (lâmpadas, geladeiras e chuveiros) por outros mais eficientes e econômicos, reduzindo o consumo e a demanda de energia nas casas dos consumidores de baixa renda de Minas Gerais, além de orientar o público alvo sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica.

A Cemig está investindo 55 milhões no Energia Cidadã, e fará a substituição de 550 mil lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED, 4 mil geladeiras ineficientes por outras novas de baixo consumo de energia, 8.400 chuveiros elétricos de alta potência por sistemas de aquecimento solar de água em casa dos conjuntos habitacionais de Minas Gerais (Cohab/MG), e atenderá em todo o Estado aproximadamente 110 mil famílias.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top