Minas Gerais

Polícia Civil realiza exposição fotográfica contra a homofobia

Foto: Divulgação/PCMG

Para marcar o 17 de maio – Dia Internacional da Luta contra a Homofobia, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) promove, nesta quarta, das 10h30 às 12h, abertura da exposição fotográfica intitulada “Fobia de quê?”, em frente ao Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal, em Belo Horizonte.

O trabalho reuniu fotografias de Ana Alvarenga, Ana Paula Assis, Alex Silva e Maura Honorata que retratam pessoas LGBT em situações comuns da vida cotidiana. “Demonstrando que não há diferença ou qualquer justificativa para a discriminação, preconceito, e muito menos, para violência”, garante a delegada Elizabeth Martins, Coordenadora de Direitos Humanos da PCMG.

No evento, o artista Gustavo Durães apresentará a performance intitulada “25”, que reflete sobre os dados levantados pelo GGB (Grupo Gay do Brasil), apontando que um LGBT é assassinado a cada 25 horas e relatando a agonia e o medo de ser o próximo.

Na programação, ainda terá desfile da Miss Glamour Minas Gerais, Hanna Fernandes, e uma performance poética “Réquiem para uma Noiva”, de Ed Marte.

Após a abertura, as fotos serão expostas na entrada do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), na avenida João Pinheiro 417, Funcionários, onde permanecerão até a próxima terça-feira, dia 23.

A iniciativa faz parte das ações do Núcleo de Atendimento e Cidadania à População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (NAC/LGBT), que faz o acompanhamento da ocorrência policial relacionada à identidade de gênero e orientação sexual.

Segundo a delegada Elizabeth, “temos a missão de realizar um atendimento qualificado com acolhida diferenciada a essas vítimas. Prestamos as orientações a todos que nos procuram, pois aparecem muitas dúvidas, inclusive coisas que nem são de polícia, e por isso a necessidade de promover essa exposição para divulgar o trabalho do NAC”.

A unidade, criada em 2011, conta com profissionais qualificados e está situada na rua Bernardo Guimarães, 1571, Lourdes.

Figuram entre os modelos das fotografias: Adélia Carvalho, Ana Alvarenga, Ana Jardim, Carlos Gomes – Nadja Kai Kai, Ed Marte, Gabriel Christian, Gustavo Durães, Hanna Fernandes, Helena Fernandes, Janderson Lima, Lucas Medeiros – Babaya Samambaia, Lui Rodrigues, Marcel Sales, Pedro Maciel Filho e Rodrigo Peixoto.

Para o Topo
error: Content is protected !!